ATIVIDADES EDUCATIVAS

Nove conselhos para uma aula online de sucesso


As aulas online se tornaram o único recurso viável para a continuidade das aulas durante essa pandemia. Vivemos um momento tão atípico, que, talvez, nem nossos avós tenham presenciado uma situação parecida, o que pegou todo mundo despreparado para transformar a internet em sua sala de aula.

Tenho ciência de que esse modelo não é o modelo perfeito de dar aulas, por enquanto, mas tenho visto resultados interessantes realizados por professores de todo o Brasil. Sou filho e sobrinho de professores e vivi minha infância dentro da escola, chegando mais cedo que meus colegas e voltando para casa mais tarde. Minha carreira profissional é toda, praticamente, voltada a educação, seja a online, com o Nosso Clubinho, seja a presencial, com os Pequenos Arteiros, onde tive oportunidade de conhecer professores e crianças de todas as faixas etárias e classes sociais. Estou há quase uma década produzindo conteúdo educativo na internet. Gostaria, de compartilhar, nove conselhos bem sinceros para sua aula online ser um sucesso!

1- É TRABALHOSO APENAS NO COMEÇO

Acredito que a maior reclamação dos professores em relação as aulas online é pelo trabalho em produzir conteúdo para seus alunos. Não vou mentir para você. Sim, é trabalhoso produzir conteúdo para internet, mas não é difícil. É necessário planejar, gravar, regravar, escrever, reescrever, revisar e codificar (no caso de um game). Mas este conteúdo ficará disponível quase que para sempre na internet e poderá ser bastante útil para seus alunos dos anos vindouros, o que lhe poderá poupar trabalho, e pode ajudar professores e crianças do país inteiro. E é claro pode ser (também) uma futura fonte de renda extra para você, porque não?

O que eu quero dizer é que, conforme a sua experiência com as ferramentas vai aumentando, este trabalho vai ficando mais fácil e até prazeroso. Com o tempo, você vai percebendo o que funciona e o que não funciona para seus alunos e vai produzindo vídeos melhores com menos trabalho. Como você acha que tem pessoas que produzem conteúdo diariamente para internet?

2- EXPLORE TODO O POTENCIAL DA INTERNET

Lembre que a internet não se resume em produzir vídeos. Não se limite apenas a uma forma de apresentar conteúdo. Use também jogos educativos, ebooks, ferramentas de colaboração, vídeos e uma série de outros recursos interativos que só a grande rede de computadores pode oferecer. Oferecer uma gama diversificada de opções de conteúdo para os seus alunos torna suas aulas online mais atrativas e motivadoras para eles.

Mesmo assim, se você achar que a melhor forma de mostrar o conteúdo é por vídeos, seu vídeo ou sua live não precisa ter as quatro horas que teria se fosse presencial. Então, é recomendável produzir conteúdos por tópicos e ir intercalando com outros tipos de conteúdo que os alunos possam fazer offline. Qualquer pessoa com um mínimo conhecimento sobre crianças sabe que elas não ficam muito tempo concentradas numa atividade, independente se for presencial ou online. Se o tema da aula de hoje é, por exemplo, a tabuada do 7, produza um vídeo curto com a sua explicação e intercale com outros tipos de conteúdo.

3 – A CLAREZA É O SEGREDO DE TUDO

Na sala de aula presencial, podemos “sentir” o aluno. Ver onde ele está com dificuldade e ajudá-lo. No online, o único contato que ele terá com você é através do conteúdo que você postou. Tenha certeza de que o conteúdo e o objetivo da atividade estejam bem claros. Evite termos técnicos que (talvez) só o pessoal da pedagogia entenda.

Uma dica bem interessante é você se colocar no lugar do seu aluno e dos pais. Pense: será que eles vão conseguir entender o que você está pedindo? Será que os pais vão entender o que precisa ser feito para ajudar seus filhos na tarefa? Se colocar no lugar do seu público é uma dica bastante válida quando se produz conteúdo na internet.

4- USE A FERRAMENTA DE FORMA ADEQUADA

Os professores mais entusiastas da tecnologia acreditam que é necessária uma ferramenta top de linha para que uma aula funcione na internet. Como profissional de TI, acreditava a mesma coisa. Mas, ao administrar o Nosso Clubinho, percebi que a ferramenta tecnológica é o meio e não o fim do processo. O que eu aprendi na minha faculdade de Sistemas de Informação é que, se um processo estiver errado, ao ser digitalizado, se transforma num processo digital ruim. Isso faz todo o sentido em outras áreas de atuação também. Pode ser que ministrar uma aula online do mesmo modo como você faz em sala de aula pode não ser a melhor escolha. É necessário conhecer os pontos fortes e fracos de cada ferramenta.

Grupos de Whatsapp, por exemplo, podem ser ótimos para enviar um desafio, uma tarefa, que possua um prazo para ser entregue, que não precisa ser consultado na hora (é normal ter o vácuo). Lembre-se que as mensagens ali costumam se perder rapidamente e se misturar e concorrer a atenção dos pais e dos alunos com mensagens de bom dia, memes enviado pelos amigos e, o pior, com brigas entre fãs de políticos. A mensagem privada do próprio Whatsapp pode ser muito útil para tirar alguma dúvida rápida que os pais ou os alunos possam ter sobre o desenvolvimento da sua atividade. E-mails podem ser úteis para envios de conteúdos que precisam ser impressos.

5 – DESAFIE SEUS ALUNOS

Se tem uma coisa que eu sei, principalmente, com os pré adolescentes, é que eles gostam de algo inusitado e desafiador. Deixe seus alunos também serem os protagonistas das suas aulas. Vejo muitos professores indicando nosso conteúdo e fazendo desafios do tipo “jogue esse jogo e vamos ver quem pontua mais.”

6- CUIDE OS DETALHES

A produção de conteúdo exige muitos detalhes, principalmente, se você optar por produzir vídeos. É cenário, roteiro, iluminação, edição e por aí vai. É comum, por exemplo, você gravar um vídeo e depois perceber que a sala tava bagunçada, que a toalha molhada estava em cima da cama e por aí vai. Por mais que isso não seja importante para quem assiste, quem produziu pode sentir um pouco de vergonha. É como se alguém visitasse a sua casa e ela estivesse desarrumada.

O que eu sugiro aqui é fazer uma lista com coisas que você precisa fazer antes de ligar a câmara e gravar sua aula. A sala está limpa? A sua cama está arrumada? Cheque isso antes de gravar sua próxima vídeo aula de sucesso.

7- SEJA VOCÊ MESMO (MESMA)

Se você costuma ser uma pessoa simples na escola, que usa, talvez, só o uniforme da escola para ir trabalhar, aparecer nos seus vídeos como se estivesse indo a um casamento, vai parecer muito artificial. Porém, isso não quer dizer que você possa ser filmada como se tivesse acabado de acordar depois de uma noite de insônia.  A câmara enxerga você de forma diferente de como o olho humano enxerga. Ela pode enxergar não só alguns detalhes da sua aparência, mas até mesmo seu emocional. O público percebe quando você está cansado, nervoso, estressado e etc.

A dica que eu dou para isso é você relaxar antes de gravar. Coma uma lanche, faça uma caminhada, assista uma série, tire uma soneca. Faça qualquer coisa que te faça feliz antes de ligar a câmara do celular.

8- TUDO É UM PROCESSO DE MELHORIA CONSTANTE.

É normal ter dias que você achará que não produziu um vídeo legal ou até mesmo, a aula online não foi tão produtiva (isso é comum no presencial também). A tendência é você ir melhorando com o tempo. Faça o melhor que você possa fazer hoje.

Confesso que tenho vergonha de ver as primeiras versões do Binho e do Pipoca que eu desenhei. Isso é bom porque sei que hoje posso fazer melhor, mas, naquela época, aquilo ali era meu melhor que eu sabia fazer. Vou colocar aqui, o que eu aprendi com o meu orientador de monografia. “Se, daqui a alguns anos, você sentir vergonha do que produziu hoje, é um bom sinal. Sinal que você evoluiu como profissional”.

9- TENHA FEEDBACK

Faça pesquisas e avaliações para você ter uma noção de como está indo seu trabalho. Aquele elogio de uma mãe na sua frente pode não ser sincero e, o pior, ela pode falar mal de você para outras pessoas e até reclamar para os seus superiores (já presenciei um caso assim). Se isso acontecer (tomara que não) a dica é o seguinte: não deixe ser afetado por isso. Tente extrair algo positivo dessa crítica, caso você perceba que ela não tem fundamento, apenas ignore.

 

Existem vários meios de avaliar online. Achei interessante a proposta da Escola do SESC do Rio de Janeiro em avaliar também como estão os alunos psicologicamente. Aqui, vou repetir o feedback é a melhor ferramenta para você se transformar num professor melhor do que já é.

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