BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

Balões

Sete brincadeiras para crianças pequenas

Quando as crianças estão em casa e com as energias totalmente carregadas, mantê-las entretidas de forma segura é um grande desafio. Nessas horas, a televisão e o DVD se tornam grandes aliados dos pais em manter os pequenos quietos e calmos por um bom tempo. Porém, além desses aparelhos, existem brincadeiras simples que fazem o mesmo papel de maneira muito mais produtiva. Essas atividades colaboram para o desenvolvimento da garotada e podem proporcionar ótimos momentos entre pais e filhos. O Nosso Clubinho selecionou sete delas:

1. PASSEIO PELA VIZINHANÇA

 

Quando o tempo cooperar, uma caminhada pelo quarteirão pode se transformar em uma grande diversão para a garotada, se o passeio tiver um propósito claro. Dê baldes de plástico para as crianças para que elas coletem o que encontrarem durante a aventura, como folhas e pinhas. Outra boa ideia para as atividades ao ar livre é um jogo de adivinhações. Descreva alguns pontos da vizinhança de seu interesse (como uma casa ou um carro) e veja se os pequenos podem adivinhar sobre o que você está falando.

2. BAILE DANÇANTE

Se você perceber que a energia da garotada está muito longe de se esgotar, ligue o som e faça um baile dançante. A brincadeira pode ficar mais interessante com o jogo do assento, onde cada participante deverá arranjar um local para se sentar no momento em que a música parar (diferente da dança das cadeiras, nessa brincadeira ninguém sai). Para tornar o baile de vocês mais divertido, chame alguns convidados especiais, como bichos de pelúcia e animais de estimação, para brincar também.

3. ARTESANATO

Se você estiver disposto a conviver com a bagunça, o artesanato é uma fonte confiável de diversão para a garotada de qualquer idade. Ajude os pequenos a usar lápis e fios para transformar um prato de papel em uma linda máscara de animal. Também, você pode ajudar a garotada a fazer o contorno da mão em uma cartolina, cortar e colocar o molde em um palito de sorvete para brincar o que as crianças americanas chamam de “high-five”.

4. PINTAR E APAGAR

Dar papel e canetinhas para os pequenos desenhar e pintar é uma ótima maneira de mantê-los entretidos por um bom tempo. Mas você pode sair um pouco do comum oferecendo uma superfície diferente para eles brincarem, como um espelho inquebrável, onde eles podem rabiscar com marcadores de quadro branco. Com toalhas de papel na mão, eles podem desenhar e apagar quando e como quiserem.

5. ESCONDE-ESCONDE

Toda criança adora brincar de esconde-esconde, seja pelo desafio de encontrar um amigo escondido ou pelo suspense da espera em ser encontrado. Mas, para as crianças menores, o jogo deve ser diferente. Além de não saberem contar, os pequenos não têm paciência para ficarem escondidos por muito tempo, preferindo dizer “estou aqui” a ser encontrado pelo amigo. Assim, o mais interessante seria esconder objetos, como meias e pequenos brinquedos.

6. CONTAR HISTÓRIAS

Quando estiver na hora de baixar a energia, pegue algumas cadeiras e coloque-as a alguns metros de distância uma da outra. Depois, jogue alguns cobertores ou lençóis em cima delas e faça uma linda barraquinha. Coloque algumas almofadas dentro e convide os pequenos a entrarem para ouvir uma historinha. Se já souberem ler, eles podem ser os contadores de histórias.

7. ROUPAS

Pegue algumas roupas e faça os pequenos utilizarem de maneiras nada convencionais, como, por exemplo, colocar as luvas nos pés ou meias nas mãos. Vocês podem pegar essas roupas e criarem looks bastante originais. Com criatividade e um espelho, as crianças podem ficar nessa brincadeira por um bom tempo.

Comentários