DESTAQUES

Balões

Seria possível morarmos em marte?

Segundo David Houston, do Museu de Ciências de Londres, a resposta é sim. Existem vários fatores que tornariam possível a migração de seres humanos para Marte

A existência de vida no planeta vermelho é algo que está no imaginário das crianças (e dos adultos) do mundo inteiro. Mesmo que os cientistas americanos tenham enviado um robô para tentar descobrir se os marcianos existem ou não, outra pergunta vem martelando na cabeça da garotada: Seria possível morarmos no planeta vizinho?

Segundo David Houston, do Museu de Ciências de Londres, a resposta é sim. Existem vários fatores que tornariam possível a migração de seres humanos para Marte, como o fato dos dias marcianos serem apenas 40 minutos mais longos que o terrestre e o planeta vermelho oferecer uma atmosfera fina que oferece proteção aos raios solares. Porém, os maiores problemas para a colonização de Marte são as enormes diferenças de pressurização, gravidade e atmosfera. Mesmo que a terraformação (processo pelo qual a atmosfera marciana é alterada de forma a torná-la como a da Terra) seja possível, ela está além da nossa capacidade tecnológica atual e seu custo seria muito alto. Além disso, uma viagem da Terra para Marte levaria entre seis e nove meses se utilizássemos os meios transportes atuais, muito além do período de férias.

Comentários