ATIVIDADES PARA A PÁSCOA

Balões

Seis curiosidades sobre a Páscoa

A Páscoa é uma data cristã ao qual é celebrada a ressureição de Cristo, morto por crucificação na Sexta-Feira Santa.

1. COMO SURGIU A PÁSCOA?

A Páscoa é uma data cristã ao qual é celebrada a ressureição de Cristo, morto por crucificação na Sexta-Feira Santa. Cientistas encontraram vestígios que essa data era celebrada por alguns povos antigos para comemorar a passagem do inverno para a primavera. A palavra Páscoa tem como origem o nome em hebraico e significa passagem.

2. COMO É CALCULADA A SEXTA-FEIRA SANTA?

A sexta-feira que antecede a Páscoa é conhecida como Sexta-Feira Santa ou a Sexta-Feira da Paixão. Nesse dia, os cristãos lembram o julgamento, paixão, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Essa data é uma data móvel, ou seja, não há um dia fixo ao qual ela é comemorada. Porém, esse dia é calculado como sendo a primeira sexta-feira após a mudança de estação, como a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério sul.

3. POR QUE SE COME PEIXE NA SEXTA-FEIRA SANTA?

Durante a Sexta-feira Santa, é comum os cristões consumirem peixes, principalmente o bacalhau. Na verdade, esse dia é marcado por uma série de sacríficos aos quais os cristãos devem fazer como um sinal de respeito pela morte de Jesus Cristo. Um desses sacrifícios é não comer carne vermelha, ou seja, carne de animais com sangue quente (como os mamíferos).

A teoria mais válida que explica o consumo de peixe que encontramos diz que esse alimento representa a simplicidade, pois, na época em que Jesus Cristo era vivo, era o prato mais consumido pelas pessoas mais pobres, devido ao seu preço baixo.  Resumindo, a Sexta-Feira da Paixão é um dia em que cristões devem viver com simplicidade.

4. POR QUE O COELHINHO É O ENCARREGADO EM TRAZER OS OVINHOS DE CHOCOLATE NA PÁSCOA?

O coelhinho da Páscoa

O coelhinho é muito aguardado pelas crianças na Páscoa. Afinal, é ele o encarregado por trazer os saborosos ovos de chocolates que adoçam o nosso domingo. Existem duas histórias que explicam a origem do orelhudo como um personagem relacionado a essa data cristã. A primeira surgiu no Antigo Egito, onde o coelho era considerado o símbolo do nascimento e de uma nova vida. Como a páscoa significa ressureição, nada mais apropriado usar o coelho como símbolo dessa data. A segunda é que alguns povos antigos consideravam esse animal como o símbolo da Lua. Seguindo essa lógica, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Existe uma lenda muito interessante que explica a razão de o coelhinho ser o encarregado por trazer os ovos de páscoa. Ela diz que, há muito tempo atrás, uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinhas e os escondeu com o objetivo de dá-los de presente para seus filhos. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelhinho passou correndo no mesmo local. Assim, espalhou-se a notícia que foi o coelho que escondeu os ovinhos. A partir desse momento, esse animal fofinho e orelhudo foi o encarregado de dar os ovinhos de chocolate para as crianças do mundo todo. Afinal, quem disse que o coelhinho da páscoa não existe?

5. POR QUE SE PRESENTEIAM AMIGOS E PARENTES COM OVOS DE CHOCOLATE NA PÁSCOA? COMO ISSO SURGIU?

Os ovos de páscoa não eram dados para serem comidos, mas como um presente que simbolizava o início da vida.

O costume de presentar a família e os amigos com ovos é muito mais antigo que o próprio nascimento de Jesus Cristo. Essa prática era muito comum em culturas antigas com o objetivo de comemorar a chegada da primavera. A relação desses ovos com o cristianismo surgiu no ano de 325 no Concílio de Nicéia, onde os sacerdotes católicos adaptaram tradições antigas para fins religiosos com a intenção de atrair novos fiéis a igreja.

Naquela época, os ovos de páscoa não eram dados para serem comidos, mas como um presente que simbolizava o início da vida. O ovo comestível, com chocolate, surgiu no século XVIII, quando franceses tiveram a grande ideia de produzir os ovos com chocolate. Porém, naquela época, eles recheavam ovos de galinhas com o delicioso doce. Para chegar ao formato atual de ovo de páscoa, todo feito de chocolate, foram necessários vários avanços tecnológicos na culinária.

6. COMO É O DOMINGO DE PÁSCOA DAS CRIANÇAS DO BRASIL E DO MUNDO?

Domingo de Páscoa das crianças de outros países

A manhã do domingo de páscoa é marcada pela distribuição de ovos de páscoa para as crianças. No Brasil, os pequenos, tradicionalmente, montam seus próprios “cestinhos de Páscoa” na escola ou em casa para que coelhinho os encha de ovos de chocolate. Assim, no sábado, elas vão dormir mais cedo para esperar o orelhudo.

Já em outros países do mundo, o ritual da entrega de ovos acontece de uma forma pouco diferente. Nos Estados Unidos, as crianças saem pelo quintal de suas casas em busca dos ovinhos que o coelhinho escondeu. Em outros países, os ovos são escondidos em lugares públicos, onde as crianças da comunidade são convidadas a encontra-los, celebrando uma grande festa.

TAGS:
Comentários