BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

Balões

Quatro brincadeiras para o Dia do Estudante

Olá, amiguinhos, tudo bem? Faz tempo que não escrevo para o Nosso Clubinho. Com tantas aventuras que tenho vivido nos últimos dias e os compromissos da escolinha, acabei ficando sem tempo para escrever. Adoro compartilhar as brincadeiras que conheço com vocês. O Dia do Estudante está chegando e essa data é ideal para realizar atividades de integração entre a galera da escola, pois ninguém é de ferro, não é? Vou contar para vocês quatro brincadeiras que realizamos lá no colégio:

1) MUSEU DE ARTES

Nessa brincadeira, você sentirá como se estivesse em um museu de artes. A professora realiza um sorteio entre os participantes para definir quem será o artista e quem será o apreciador da rodada. O objetivo da brincadeira é que o apreciador deverá adivinhar o que o artista está desenhando. Para cada acerto, o artista e o apreciador ganham um ponto. Ganha o participante que fizer a maior pontuação. A brincadeira se repete até que todos sejam desenhistas e adivinhadores.

2) CENTOPÉIA

Essa é minha brincadeira favorita, pois adoro brincar com balões. Os participantes formam uma grande fila. O primeiro da linha recebe um balão de aniversário que deverá passá-lo para o segundo pelo meio das próprias pernas. O segundo recebe a bexiga e passa para o terceiro por cima da própria cabeça. Essa seqüência se repete até a bola chegar ao último participante que está na fila, onde ela será invertida, ou seja, o último passa o balão para o penúltimo e assim sucessivamente. Quem errar a seqüência sai da brincadeira. O último a sobrar na fila ganha. Não precisa dizer que eu sempre sou o vencedor, né?

3) VÔLEI BALÃO.

A terceira brincadeira pode ser realizada com o material da segunda. Agora, A professora forma dois grupos de modo que eles tenham um número igual de participantes. Os grupos deverão ficar frente a frente, como se fossem jogar vôlei (se tiver uma linha ou uma rede para dividir o ambiente em duas partes, melhor). Cada grupo deverá jogar o balão para o campo do adversário e evitar que o balão caia no seu usando a parte do corpo ordenada pela professora. Quem deixar o balão cair sai da brincadeira.

4) FAZ SENTIDO

A última brincadeira pode ser realizada em sala de aula. Os participantes podem ficar sentados em seus lugares, como se estivessem uma aula comum. A professora diz o nome de um animal, de um objeto e escolhe um participante. O escolhido deverá escrever uma frase que tenha sentido com o animal e o objeto ditos pelo professor. Para exemplificar, vou contar um caso que aconteceu lá na escola. A professora falou as palavras gato e celular e escolheu Julinho para formar a frase. O maluco escreveu a seguinte frase “O gato sentou na mesa onde estava o celular do meu pai” e ganhou um ponto (assim qualquer um consegue). Quem fizer o maior número de pontos ganha a brincadeira.

Comentários