DESTAQUES

Balões

Por que dizem que o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012?

Olá, amigo tudo bem? Um dia desses estava pesquisando na internet e entrei em um site que dizia que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012. Essa página falava que, nesse dia, uma série de acontecimentos irá marcar a extinção do nosso planeta. Assustado e com a minha curiosidade típica de um cientista de sucesso, logo tratei de tirar essa história a limpo e descobrir se a Terra vai ou não terminar no final desse mês.

Os Maias tinham um calendário diferente do que utilizamos nos dias de hoje.

No início das minhas pesquisas, descobri que a história do fim do mundo tem como origem o calendário utilizado pelos Maias, um povo que viveu a milhares de anos atrás na região onde hoje é o México e alguns países da América Central. Diferente daquele calendário que a mamãe utiliza na cozinha, que conta a passagem do ano em 365 dias, o calendário Maia fazia a organização do tempo em eras, onde cada uma dela era composta por 5.125 anos. Também descobri que essa civilização adorava estudar o tempo, aperfeiçoando seu calendário durante os anos e deixando conhecimentos valiosos para a humanidade em áreas como astrologia, matemática e arquitetura. Até ai tudo bem, mas meu extinto científico ainda não estava satisfeito. Como as pessoas chegaram a conclusão que o mundo vai acabar em uma data tão específica? Foi ai que eu cheguei a minha grande descoberta.

Toda essa confusão começou quando um grupo de arqueólogos fazia uma varredura em uma região chamada Tortugueiro, localizada na região sudeste do México, com o objetivo de encontrar vestígios da civilização Maia. Uma das peças encontradas que mais chamaram a atenção dos estudiosos foi uma inscrição em pedra que fazia referência a uma data em idioma utilizado por esse povo. Imagine qual era essa data? 4 Ajaw 3 K’ank’in. Fazendo uma correlação com o nosso calendário, os cientistas chegaram ao dia 21 de dezembro de 2012. Assim, logo os pesquisadores ficaram bastante curiosos. Afinal, como os Maias poderiam mencionar uma data tão distante da sua época?

Como era de se esperar, esse mistério extrapolou o meio científico. Rapidamente se espalhou a ideia de que os Maias teriam previsto um grande acontecimento em 2012. Muitas pessoas, que acreditam no fim do mundo e em culturas antigas, começaram a afirmar que esse acontecimento seria uma grande catástrofe. Elas começaram a colocar a suposta previsão do povo Maia como a explicação para as diversas tragédias que vêm acontecendo em nosso planeta, como a seca, desmatamento, crises financeiras de grandes países, guerras e o aquecimento global.

Mas, a grande verdade é que, no dia 21 de dezembro de 2012, chega ao fim de uma Era Maia. Diferente do que muitos pensam, o fim de uma Era Maia não quer dizer que o mundo vai acabar, mas sim que, se a civilização maia ainda existisse, ela teria que mudar o calendário de suas cozinhas por um novo. Exatamente como a mamãe fará no final desse mês, quando irá colocar fora o calendário de 2012 e substitui-lo pelo de 2013.

* Julinho é um personagem do site Nosso Clubinho e o responsável por matérias relacionadas a Ciências.
Você também poderá gostar de
Comentários