POR DENTRO

Balões

Por que algumas pessoas ficam com a pele avermelhada depois de passar algumas horas expostas ao sol?

Depois de brincar muito na água, notei que a pele do Binho tinha ficado avermelhada e quente, como se estivesse com febre.

Olá amigo, tudo bem? Como estão suas férias? As minhas estão demais. Dormir até mais tarde, brincar no parque e na piscina são atividades aos quais estão fazendo parte da minha rotina nos últimos meses, mesmo que eu sinta falta das aulas de ciências da professora Tizi. Como companheiro de brincadeiras tenho o Binho, meu colega de escola, vizinho e melhor amigo desde a pré-escola. Falando nesse garoto, ontem aconteceu uma coisa bastante curiosa com ele.

Minha família é sócia de um clube que tem uma piscina que é liberada para os sócios e amigos. O mais legal desse clube é que existem brinquedos aos quais deixam as brincadeiras na piscina ainda mais interessantes e divertidas. Ontem, o Binho e eu decidimos passar uma tarde na piscina desse clube. Depois de brincar muito na água, notei que a pele do Binho tinha ficado avermelhada e quente, como se estivesse com febre. O cara também começou a reclamar que seu corpo estava ardendo demais. Foi ai que minha curiosidade científica logo aflorou: Como algumas pessoas ficam com a pele avermelhada depois de passar algumas horas expostas ao sol?

Descobri que a principal causa está na melanina, uma proteína presente em camadas profundas da nossa pele. Quando o Sol entra em contato com o nosso corpo, a produção de melanina é ativada, fazendo a nossa pele escurecer como um meio de defesa do nosso organismo. O bronzeamento é nada mais que uma resposta do nosso corpo as agressões causadas pelos raios solares. O problema é que pessoas de pele mais clara, como o Binho, têm pouca quantidade dessa proteína, causando uma má resposta do seu organismo. Invés de ficarem com um lindo bronzeado, como aquelas moças de comerciais de protetor solar, suas peles ficam queimadas e com aspecto avermelhado. Assim, os meninos e meninas mais clarinhos precisam usar filtros solares com FPS bastante altos antes de irem brincar na piscina, no parque ou em atividades ao ar livre durante os dias mais quente. Pois, mesmo que elas não fiquem diretamente no sol estão sendo atingidas pelos raios ultravioletas. Uma dica para qualquer pessoa, dependendo a cor da pele, é beber bastante líquido durante no verão e não andar no sol no período entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.

Como um Binho é um menino que gosta de colocar apelidos nos outros, também decidir entrar na brincadeira. Agora, estou dizendo para todo mundo que ele é uma espécie terrestre de camarão ainda não identificada, conhecida como camarão-tampinha. Vê se pode? Há! Há! Há! Ele não gostou muito, mas quando a pessoa não gosta de um apelido, é ai que ele pega.

Comentários