SEM CATEGORIA

Balões

O que é criatividade?

Por Edésio Reichert*

E o que é criatividade? Criatividade é a atividade mental que produz ideias novas e novas associações de ideias. Pensamento criativo é todo aquele que tem algo de original, de novo, de inventivo. Sendo assim, quanto mais ideias entrarem na mente, tanto maior é a possibilidade de nela surgirem associações originais; quanto mais observadora for uma pessoa, tanto mais possibilidade ela tem de notar um fenômeno que para as demais pessoas passa despercebido. Por isso, para desenvolver a criatividade na criança ou no adulto, só temos dois meios: dar-lhe muitas ideias e fomentar o hábito da observação atenta.

De todos os meios disponíveis para ensinar um aluno a ser bom observador, o livro escolar é o menos eficaz!

Mostremos ao aluno uma flor e podemos passar longo tempo observando nela aspectos diferentes; olhem os pormenores do ventilador, as cambiantes do pôr-do-sol, as formigas no seu carreiro, as modificações da face de um colega durante um diálogo, as diferenças de caligrafia dos colegas de turma, etc.

Professor que faça exercícios destes com os alunos fomenta neles o hábito da observação, ajudando-os a melhorar a criatividade.

 É triste ver que o livro da Natureza fica fechado para os estudantes e que é substituído por vários e caros livros de papel em que a criança é forçada a observar centenas de absurdos e de quimera.

* O texto extraído do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR, escrito pelo autor do artigo.

Você também poderá gostar de
TAGS:
Comentários