PAIS

Balões

Dever de casa: Os pais devem ajudar os filhos na realização das tarefas

Ajudar no dever de casa das crianças marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos.

Por Fernanda Freitas Barbosa

Durante muitos anos, os pais lutaram para que seus filhos tivessem acesso à educação. Uma pesquisa divulgada, em setembro de 2008, pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIA) e a Fundação Santa Maria, com professores de 19 estados brasileiros, revelou que os pais estão ausentes na educação dos filhos. A pesquisa intitulada “Qualidade da Educação sob o Olhar dos Professores”, entrevistou mais de oito mil docentes da educação básica, educação infantil e do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada. Para a maioria deles (92,5%), a família é o principal fator que influencia a educação. Esses mesmos professores (91,7% do total de entrevistados) consideram que os pais estão delegando cada vez mais suas responsabilidades para a escola e para os professores.

É de suma importância a participação da família na escola, pois a relação entre a comunidade e a escola fica mais próxima, há uma confiança mútua entre as duas instituições e o aluno passa a se interessar mais pela escola, além de ter um melhor rendimento. É de conhecimento de todos que o acompanhamento familiar na tarefa escolar dos filhos vem sendo prejudicada a partir do momento em que a mãe também começou a trabalhar fora, mas para tudo devemos nos adaptar e aprender a administrar nosso tempo.

A tarefa é um reforço dos conteúdos trabalhados, um momento de reflexão sobre o aprendizado. Mas como podemos ajudar efetivamente nossos filhos?

A lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos. Demonstrar interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos.

Os pais devem acompanhar a realização das tarefas de casa no momento da execução das mesmas, ou reservar um tempo diário ou semanal para o seguinte:

  1. Verificar se a tarefa foi feita, ou não, reforçando a atitude de cumprimento de responsabilidade;
  2. Observar se está bem feita ou faltou empenho (capricho, organização, limpeza);
  3. Elogiar, motivar e estimular seu esforço e realização, conversando sobre acertos e erros.

Boa lição! Participar da vida escolar do seu filho é seu dever, assim como estudar é a responsabilidade dele!

Comentários