DEVER DE CASA

Balões

Conheça a história do descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto durante o período de navegações, em que os países europeus competiam pelo domínio de novas terras no globo. No dia 22 de abril de 1500, as caravelas portuguesas, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, se aproximaram pela primeira vez das terras brasileiras. Neste dia, os portugueses ficaram confusos ao avisar o Brasil, pois pensaram inicialmente que era um monte ou uma ilha pequena. Então, as caravelas se aproximaram para conhecer a nova terra avistada.

O primeiro nome que o Brasil recebeu pelos portugueses foi “Ilha de Vera Cruz”, justamente porque Pedro Álvares Cabral e a tripulação não sabiam o tamanho da terra descoberta. Quando foi confirmado que o Brasil não é uma ilha e que faz parte de um novo continente, o país foi chamado de “Terra de Santa Cruz”. Somente em 1511, com a descoberta do pau-brasil, que é uma árvore típica da Mata Atlântica, o nosso país passou a se chamar Brasil.

Apesar de Portugal ter conquistado o Brasil devido à descoberta em 1500, muitos historiadores acreditam que outros navegadores estiveram no país antes dos portugueses. Um deles seria o espanhol Vicente Pinzón, que possivelmente chegou ao Brasil em janeiro de 1500, três meses antes de Pedro Álvares Cabral.

Reação dos índios

O primeiro contato dos portugueses com os índios foi um choque cultural muito grande para os dois lados. Os índios tinham um estilo de vida pré-histórico, cultivavam a agricultura e a caça, além de viver naturalmente na mata. Os portugueses viviam na civilização europeia, com roupas, objetos e pertences que eram desconhecidos pelas tribos indígenas.

No primeiro contato, os índios ficaram assustados com a presença dos portugueses e das caravelas. O fato pode ser comparado à chegada de naves alienígenas no dia de hoje, pois os índios receberam a visita inesperada de estrangeiros que possuíam uma tecnologia muito mais avançada.

Os nativos não identificaram os objetos trazidos pelos portugueses, nem os animais. Apenas um papagaio que acompanhava o capitão era conhecido das tribos. Além disso, os índios se familiarizaram com as pedras preciosas, o que fez com que os portugueses pensassem que o Brasil era rico em ouro e outras pedras de grande valor. No entanto, o escritor Pero Vaz de Caminha escreveu em sua carta que o desejo dos portugueses de encontrar ouro fez com que eles acreditassem nisso.

 Colonização

Depois do descobrimento do Brasil em 1500, os portugueses começaram a explorar as novas terras até 1930. Durante este período, o país se tornou uma fonte de pau-brasil e outros recursos naturais, que eram coletados pelos portugueses através de expedições temporárias nas terras brasileiras.

A colonização começou em 1534, quando o Brasil passou a ser povoado por europeus, africanos e outros povos estrangeiros. Os índios acabaram sofrendo as consequências da colonização, pois enquanto uma parcela foi aceita, algumas tribos foram escravizadas e outras morreram de doenças europeias, pois não tinham imunidade. Houve também muitas guerras territoriais entre índios e portugueses, até que o Brasil fosse dominado por diversos povos.

Comentários