DEVER DE CASA

Balões

Como o Natal é comemorado em algumas partes do planeta?

Por: Luiz Cezar Marinho

O Natal está chegando e com ele, aquelas comidas gostosas, a árvore enfeitada com muitas lâmpadas coloridas e os PRESENTES!!! Mas você sabia que no mundo todo se comemora o Natal? Cada povo com sua cultura e crenças religiosas, mas todos com ideias muito bonitas. Vamos conhecer?

Estados Unidos-  Merry Christmas!

Bonecos de neve, velas e guirlandas feitas de plantas verdes enfeitam as casas e jardins.  As decorações de lojas, avenidas e shopping centers são esperadas por turistas do mundo todo e o prato típico americano é o peru recheado com frutas.

Japão –“Meri Kurisumasu”

O Natal no Japão é marcado pela troca de presentes e comemorações ocorrem no dia 24 de dezembro, já que 25 não é feriado.  As crianças aprendem muito já que, apesar de só 2% da população ser católica, todas passam a conhecer a história do nascimento de Jesus em uma manjedoura. O curioso é que é quando elas passam a ter contato com berço já que os bebês japoneses não dormem neles.

Índia “Shub Naya Baras”

Os cristãos na Índia enfeitam pés de manga e bananeiras no Natal e usam as folhas para decorar suas casas. Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.

China “ Sheng Dankuai Le”

Na china, o papel assume uma função importante servindo para virar correntes e flores e assim decorar as casas. O hábito de pendurar meias na porta para esperar Papai Noel é comum, mas a festa mais esperada é no fim de janeiro, no ano novo chinês, onde aí sim, trocam roupas e presentes e se servem pratos especiais.

Suécia”God Jul”

As comemorações começam  dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as crianças escrevem suas cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela é responsável por levar café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos.

Belém “mo’adim Lesimkha. Chena tova”

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com fiéis cristãos e árabes que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia a todos: apenas pão preto acompanhado de vinho.

A gente percebe que não importa em que parte do planeta você mora ou qual tradição você segue, o Natal se torna um momento para se reunir com a família e amigos e celebrar a vida e pedir paz ao mundo. Então, em bom português, nós desejamos: FELIZ NATAL!!!

Comentários