DEVER DE CASA

Balões

Amazônia e sua importância para o mundo

A Amazônia, ou Floresta Amazônica, é a principal floresta tropical de todo o mundo. A floresta faz parte do Brasil e de mais 8 países, são eles: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. A mata é chamada de tropical, pois possui clima quente e úmido em quase todo o ano. Entre os principais rios que cortam a floresta está o Amazonas, que é o segundo rio mais extenso do planeta.

A Floresta Amazônica é considerada a principal vegetação em todo o mundo, isso porque além de ser a maior em extensão, também conta com a maior variedade de animais e também algumas espécies de plantas que só ela possui. Além disso, a Amazônia é também a maior bacia de rios do planeta, área que comparada ao Rio Nilo por exemplo, que fica no Egito, é quase duas vezes maior.

Porém todas essas belezas naturais precisam ser preservadas, pois são muitas espécies de animais que correrm risco de extinção e as áreas cobertas de vegetação estão diminuindo cada vez mais.

Fauna e Flora da Amazônia

A Floresta Amazônica é composta por vegetações de características variadas, isso muda conforme o solo e também a quantidade de rios. Por isso são três as principais vegetações da região:

 – Floresta de Terra Firme que fica nos espaços que não foram alagados: essa é vegetação presente em quase toda a floresta, um dos exemplos de flora presente nesta vegetação é a árvore castanheira.

– Floresta de Várzea: é aquela que cresce nas áreas planas próximas dos rios. Quando chove, a água dos rios sobe e inunda o solo dessa floresta. Com isso, a riqueza dos nutrientes deste solo permite o crescimento cada vez maior dessa vegetação.

– Vegetação de Igapó: é aquela que cresce durante todo o tempo nas regiões alagadas próximas dos cursos d’água. Um dos exemplos é a maior planta que cresce em água em todo o mundo, a vitória-régia.

A Floresta Amazônica conta com uma variedade muito grande de plantas, são milhares de espécies que crescem e se multiplicam todos os dias na mata, junto com os micro-organismos, fungos e animais. Entre as mais conhecidas estão as palmeiras, e dentre elas se destaca a árvore do açaí.

Espécies de animais da Amazônia

Outra riqueza da Floresta Amazônica são os animais, sendo que vários deles só podem ser encontrados nela. Vários deles também estão ameaçados de extinção, por isso a importância da Amazônia ser preservada.

São diversas espécies de mamíferos, entre eles a lontra, bicho preguiça, tamanduá-bandeira, onça pintada e muitos outros. Além disso, os tucanos e araras são algumas das espécies de aves mais belas do mundo, e são encontradas somente na Amazônia. Outro diferencial da Floresta Amazônica é a quantidade variada de espécies de macacos que abriga. Conta ainda com muitas classes de peixes como: piracuru, ariranha, peixe-boi, boto, tucunaré e piranha. Além de vários sapos, pererecas, rãs, jacarés, lagartos e serpentes. Invertebrados e insetos também são algumas das espécies mais variadas encontradas na fauna amazônica.

Comentários