BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS

Balões

Adedanha

Aprender o alfabeto é um desafio para a galera que cursa os primeiros anos do Ensino Fundamental. Porém, aprender o alfabeto com jogos e brincadeiras além de ficar mais fácil, fica também bem mais divertido. É por isso que o Nosso Clubinho vai te ensinar o Adedanha, uma brincadeira que, além de educativa, também pode ser uma boa opção para brincar com os amigos naqueles dias de tédio total.

COMO JOGAR

  1. Distribua a folha que contém seis colunas (nome de pessoas, lugares, animais, frutas, cores e comida) que está em anexo a esse post.
  2. Os participantes sentam em roda e todos dizem juntos “a-de-da-nha!” e apresentam o número de dedos que quiserem, como se faz em par ou ímpar. Em vez de contar número, os jogadores deverão contar letras. Por exemplo, se todos os participantes juntos colocaram 10 dedos, chegaremos a letra “J”. Então, todos devem escrever um nome de pessoa, lugar, animal, fruta, cor e comida que comece com “J”.
  3. Aquele que terminar de preencher todas as colunas primeiro deve gritar “pare” e os outros devem parar de escrever. Cada palavra igual ao do colega vale cinco pontos, a palavra que ninguém mais escreveu vale 10 pontose o espaço em branco, zero. As rodadas vão durar o tempo em que todo mundo concordar e, no final do jogo, ganha com somar mais pontos.

O TABULEIRO

Jogo educativo para aprender o alfabeto

 

 

Comentários