SEM CATEGORIA

Balões

10 coisas que os professores gostariam que você soubesse sobre o Primeiro Dia de Aula (e o ano letivo inteiro)

O primeiro dia de aula é o inicio de uma nova etapa na vida de um aluno, principalmente dos mais novos que agora tem novas responsabilidades. Para ajudar você e seu filho a superarem esse momento e tenham um ótimo ano letivo, o Nosso Clubinho selecionou 10 coisas que os professores gostariam que você soubesse:

1. TER UMA ROTINA SAUDÁVEL É IMPORTANTE PARA O APRENDIZADO

Inclua na rotina do seu filho um café da manhã ou um almoço nutritivo. É interessante também incluir no dia-a-dia da criança algumas atividades que aumentam a sua independência, como arrumar a cama ou organizar o material escolar sozinha. Para os professores, uma criança que assiste TV durante a manhã inteira poderá não estar no espirito certo para uma tarde de aprendizagem.

2. CHEGUE SEMPRE NO HORÁRIO COMBINADO

Os professores amam quando os pais respeitam os horários combinados. Além de ser constrangedor quando uma criança chega atrasada na escola, ela poderá levar um bom tempo para se acalmar e se concentrar nas atividades.

3. NÃO PARTA PARA A DEFENSIVA

É claro que os professores entendem que nenhum pai gosta de saber que seu filho não está indo bem em uma determinada área. Isso acontecerá em algum momento na vida escolar de qualquer aluno. Partir para defensiva pode não ser a melhor atitude. Quando ouvir uma notícia que não lhe agrade, respire um pouco e ouça o que o professor tem a dizer de modo que ambos possam ajudar a criança a superar a dificuldade.

4. CONHEÇA O CALENDÁRIO ESCOLAR DO SEU FILHO

Seu filho irá sentir mais confortável e seguro sobre a escola quando souber que a escola está no topo da rotina de seus pais. Sim, os professores sabem que vocês são muito ocupados, mas é essencial que saibam qual é o dia da biblioteca, do inglês ou das aulas de educação física. É interessante que você sempre tenha em mãos um calendário semanal com essas atividades.

5. PENSE NO QUE VOCÊ COMPARTILHA COM SEU FILHO

Os professores entendem a sua preocupação em relação ao primeiro dia de aula. Afinal, é uma mudança significativa na vida dos pequenos. Porém, falar algumas coisas na frente da criança (como, por exemplo, que ela não vai ficar sem você na escola) pode mais atrapalhar do que ajudar. As ansiedades dos pais se tornam as ansiedades dos filhos.

6. MANTENHA A MENTE ABERTA

Uma boa aula não está apenas dentro de uma sala de aula. Passeios e algumas atividades diferentes podem ser tão educativos quanto uma aula tradicional, além de despertarem o gosto por aprender no aluno. Assim, valorize as atividades e os trabalhos realizados pelo seu filho em sala de aula, por mais simples que eles sejam. Saiba que em tudo que é desenvolvido pelas crianças na escola existe um grande ensinamento para elas e os professores.

7. NÃO VÁ A ESCOLA APENAS PARA RECLAMAR

Os professores costumam dizer que veem alguns pais na escola apenas quando é para ouvir alguma queixa sobre o aluno. Vá à escola de seu filho faça algumas conversas rápidas com o professor sobre o desenvolvimento das aulas. Só não pode esquecer que aqueles pais radicais, que passam o dia todo na escola exigindo e cobrando dos professores, são tão irritantes (ou até mais) que aqueles que só vão para pegar o parecer no final do trimestre.

8. O PROFESSOR TEM MUITAS ATRIBUIÇÕES, MAS NÃO PODE SER RESPONSÁVEL POR TUDO

É claro que os professores do Ensino Fundamental I são responsáveis por ensinar muitas áreas do conhecimento, porém eles não são médicos, psicólogos, fonoaudiólogos ou nutricionistas. Assim, não se ofenda quando eles recomendarem que a criança visite um profissional específico.

9. A LIÇÃO DE CASA NÃO É UMA MANEIRA DOS PROFESSORES SE VINGAREM DE VOCÊ

As atividades para casa é um método de reforçar o que foi aprendido em sala de aula e monitorar o progresso do aluno. Então, não leve a mal quando a professora do seu filho enviar algumas tarefas para você fazer junto com seu pequeno.

10. OS PROFESSORES AMAM CRIANÇAS

Quando um professor opta por dar aulas no Ensino Fundamental I é porque ele ama crianças, inclusive sua. Ele tem as melhores intenções em seu coração. Porém, lembre-se que ele é um profissional que estudou alguns anos em uma faculdade. Assim, não o trate a professora do seu filho como uma simples babá ou cuidadora de crianças.

Comentários